segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Descoberta do Raio X

Desde a descoberta dos raios x a radiologia tem evoluído de tal forma que hoje é uma das mais importantes áreas de diagnóstico na saúde contribuindo fortemente para o avanço no campo da medicina, desde o diagnóstico ao tratamento, como por exemplo, no auxílio á cirurgia.
Foi Wilhelm Conrad Roentgen quem descobriu os raios X ocasionalmente em 1895.
 
Após muitas investigações para perceber que tipo de radiação era aquela, no dia 22 de Dezembro do mesmo ano fez a radiação atravessar a mão da esposa durante 14 minutos obtendo a primeira radiografia da história.

Rapidamente tornou-se notícia e já em 1896 os médicos adoptaram a novidade e a radiação x começou a ser usada no tratamento do cancro. Mais tarde estes raios ficaram conhecidos como raios Roentgen.

Em 1895 Roentgen tentava detectar a radiação electromagnética de alta frequência prevista já por Helmhltz, que sugeria a sua interacção fraca com a matéria e o seu poder de penetração.

Naquela noite, no laboratório, Roentgen estudava o fenómeno da luminescência.

No escuro, ligou o tubo de raios catódicos á elecricidade e notou um brilho quase imperceptível. Desligou a electricidade e o brilho desapareceu. Repetiu a experiência e verificou que o brilho provinha de umas placas de platinocianeto de bário que se encontravam na sala. O brilho persistiu até quando colocou um livro e uma folha de aluminio entre o tubo e a placa. Não se tratavam de raios catódicos porque se sabia que estes eram rapidamente absorvidos no ar. Assim, passadas algumas semanas desde que Roentgen tentava perceber que tipo de radiação era aquela, este chamou-lhe radiação X. No dia 22 de Dezembro fez a radiação atravessar a mão da mulher atingindo do outro lado a chapa fotográfica.

a mão da esposa de Roentgen.







segunda-feira, 2 de agosto de 2010

RADIOLOGIA INDUSTRIAL

A radiografia industrial é então usada para detectar variação de uma região de um determinado material que apresenta uma diferença em espessura ou densidade comparada com uma região vizinha, em outras palavras, a radiografia é um método capaz de detectar com boas sensibilidade defeitos volumétricos. Isto quer dizer que a capacidade do processo de detectar defeitos com pequenas espessuras em planos perpendiculares ao feixe, como trinca dependerá da técnica de ensaio realizado. Defeitos volumétricos como vazios e inclusões que apresentam uma espessura variável em todas direções, serão facilmente detectadas desde que não sejam muito pequenos em relação à espessura da peça.